Santuário São Miguel Arcanjo

terceiro maior do mundo dedicado ao santo

Bandeirantes - PR

oração e dedicação

O Santuário São Miguel Arcanjo está localizado em Bandeirantes, no Norte do Paraná, e pertence à área geográfica da Diocese de Jacarezinho (PR). É o terceiro maior santuário do mundo dedicado ao Arcanjo. O complexo conta com a igreja, monumentos do anjo, salas de orações, lanchonete, loja e uma gruta de Nossa Senhora de Lourdes, no alto da qual foi colocada uma cruz com 81 metros de altura.

O Santuário São Miguel Arcanjo pode ser visitado todos os dias, em qualquer horário, mas é no dia 29 de cada mês que acontece a maior concentração de fiéis. São pessoas que procedem de todo Estado do Paraná, do interior de São Paulo, de outros estados, e inclusive de outros países, para participarem da missa em louvor ao Arcanjo e clamar a Deus por curas e libertação.

Por esta busca, o santuário se tornou um dos maiores centros de peregrinação religiosa do Sul do Brasil com apenas alguns anos de existência.

Um pouco da história do Santuário São Miguel Arcanjo

A construção do Santuário São Miguel Arcanjo é o resultado de uma semente que foi plantada no coração de dois jovens que seguiram caminhos diferentes em relação ao sacerdócio, mas se uniram pelo mesmo ideal.

O primeiro é o devoto Leonir Palla, que chegou a ser seminarista, mas descobriu que o sacerdócio não era sua vocação. Neste período de busca, ele recebeu uma mensagem, em sonho, de que deveria construir uma grande igreja. O segundo é o padre Roberto Morais de Medeiros, que entrou para o seminário aos 25 anos. Como sacerdote recém ordenado começou a celebrar missas em homenagem a São Miguel Arcanjo, toda quinta-feira, na Paróquia São Geraldo Magela, em Bandeirantes, onde atuava como pároco.

Como o número de fiéis só aumentava, o padre procurou um barracão para acomodar melhor as pessoas. Em um certo dia, durante a homilia, ele disse que gostaria de construir uma igreja dedicada a São Miguel Arcanjo. O devoto Leonir Palla, que participava da missa, procurou o padre para conversar sobre o assunto no dia seguinte, começando assim a parceria que deu origem ao santuário. 

Toda esta história, aliás, desde a origem até a dedicação de nosso santuário, está contada em detalhes no livro “Construa uma grande Igreja”.

A construção do templo foi iniciada em agosto de 2009. A dedicação do santuário aconteceu no dia 29 de setembro de 2012 e, desde então, a presença de fieis tem aumentado mês a mês, ainda mais nas celebrações de aniversário.

Hoje o Santuário São Miguel Arcanjo é um dos maiores centros de peregrinação religiosa do Sul do Brasil. São cerca de 30 mil pessoas, em média, que passam pelo santuário todo mês. O número é equivalente à população de Bandeirantes.

O santuário tem sido uma benção para milhares de pessoas de inúmeras cidades do Paraná, do interior de São Paulo, de outros estados e até do Exterior.

Há também um grande número de pessoas que acompanham virtualmente as atividades do santuário. O sinal da rádio e TV Web é transmitido pela internet. 

Mas se há um aumento no número de pessoas em busca das coisas de Deus, por outro lado, é preciso a realização de obras materiais para atender a esta demanda. Desde que foi inaugurado, o santuário já passou por várias etapas de expansão: a criação de duas praças de alimentação; a construção de novos banheiros, principalmente para as mulheres; a construção de uma área coberta para abrigar os peregrinos que não cabem no interior do templo, a construção da Casa do Peregrino, e, mais recentemente, a construção de ambulatório para melhor atendimento aos peregrinos e o asfaltamento de uma extensa área para o estacionamento de carros, ônibus e vans.

Outra grande obra é a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e São Miguel Arcanjo com os Nove Coros de Anjos.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes e São Miguel Arcanjo com os Nove Coros de Anjos e a maior Cruz do Brasil.

A maior cruz do Brasil

O que mais chama a atenção na gruta é a cruz, com 81 metros, que fica no alto do monte. A cruz é a maior do Brasil e a primeira maior do mundo considerando o material utilizado em sua construção: aço galvanizado. A cruz pesa 140 toneladas.
A cruz não é apenas a maior do Brasil, mas a maior de todo o continente americano e de todo o Hemisfério Sul. A maior cruz do mundo fica no Monumento Nacional del Valle de los Caídos, na Espanha, e tem 150 metros de altura, contando a base.

Platô: palco e altar

Aos pés da cruz, há um platô formado por 9 plataformas, uma espécie de degraus, que acompanham a declividade do terreno. A área do platô é de 2.700 metros quadrados, por coincidência, a mesma área interna do templo do santuário. No local, cabem cerca de 3 mil pessoas. O platô servirá de altar para celebrações e também para apresentações artísticas.

Subindo aos céus

Entre a gruta e a cruz há uma abertura que permite a passagem do ar e esta abertura tem um simbolismo muito interessante. O ar entra pela frente da gruta, percorre todo seu interior, passando pelas pedras e imagens de santos e anjos, e chega aos pés da cruz, de onde sobe aos céus, levando todos os problemas e as orações dos peregrinos.

Entrada da luz do sol

No alto da gruta, aos pés da cruz, existem três entradas para a iluminação natural. Em alguns horários do dia, a luz do sol irá se refletir sobre a fonte das Lágrimas de Jesus e onde está a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Segundo observações, isto será possível no verão, no outubro e no inverno.

Fonte de água viva

A gruta tem uma fonte de água que brota da terra e que foi descoberta durante a escavação no local. Por inspiração divina, a nascente recebeu o nome de Árvore da Vida e Fonte das Lágrimas de Jesus. A água é potável e seu volume cai bastante nos períodos de estiagem. A água será armazenada em um reservatório para ser distribuída aos fiéis em algumas ocasiões especiais.

Fato interessante

O Santuário São Miguel Arcanjo está sob a proteção de Nossa Senhora do Apocalipse, a esmagadora da cabeça da serpente. A denominação ainda é pouco conhecida dos brasileiros, com pouca – ou quase nenhuma – referência nos livros marianos.

A escolha da intercessora tem uma história interessante. O padre Roberto é devoto de Nossa Senhora das Graças. Um dia, quando se dirigia ao presbitério para fazer suas orações, veio em seu coração o nome de Nossa Senhora do Apocalipse, mesmo sem saber que existia esta homenagem à Maria. Ele consultou várias pessoas, inclusive alguns religiosos, e ninguém tinha ouvido falar desta denominação. O padre só encontrou alguma coisa vagamente na internet.

Um mês antes da instalação do santuário em 2012, um padre da diocese viajou para Maringá, onde era realizada uma feira internacional, e encontrou uma imagem de Nossa Senhora do Apocalipse. Ele ligou imediatamente para o padre Roberto que viajou no mesmo dia para comprar a imagem, que veio do Equador. “É como se Nossa Senhora estivesse dizendo – ‘eu quero ficar aqui com este título’”, relata o sacerdote.

Para surpresa do padre Roberto, a imagem – com cerca de 30 centímetros, era exatamente do jeito que ele tinha imaginado. Se no livro do Gênesis, a mulher cede à tentação da serpente, agora é Maria que tem o domínio sobre a tentação.

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo é o Anjo que melhor simboliza a luta do bem contra o mal. É ele que, segundo a Bíblia, defende a inviolabilidade divina contra o anjo que queria se tornar Deus. O grito de guerra de São Miguel Arcanjo é “Quem como Deus? Ninguém como Deus!”

Os anjos são criaturas espirituais que estão a serviço de Deus. São poderosos executores de suas mensagens. A existência dos anjos é uma verdade de fé. Eles estão presentes na história da humanidade desde a criação do mundo. São dotados de inteligência e vontade. Eles recebem nomes especiais de acordo com seu poder de ação. A diferença entre o anjo e o arcanjo, por exemplo, está na mensagem a ser anunciada. Os que anunciam fatos “menores” são chamados anjos e os que levam as notícias “maiores” são chamados de arcanjos.

São Miguel Arcanjo é enviado para toda “grande luta” contra o maligno. Por isso, é o que existe de mais representativo na luta do bem contra o mal. São Miguel Arcanjo é um dos príncipes da milícia celeste. Suas principais características são a humildade e a obediência aos direitos divinos. A Igreja Católica, desde o início, professa um culto especial a São Miguel Arcanjo.

Atendimento e estrutura

EVENTO MENSAL:

No dia 29 de cada mês é realizada a Missa votiva a São Miguel Arcanjo

Quando dia 29 cair nos dias de semana teremos 3 santas missas votivas, às 10h, 15h e 20h sendo esta última orando por cura e libertação presidida pelo Padre Roberto Medeiros.

Se cair no Sábado há uma única missa votiva orando por cura e libertação às 17h.

E quando o dia 29 cai no domingo, há também uma única missa  votiva orando por cura e libertação às 15:00 h

 

ESTRUTURA DO SANTUÁRIO:

Buscando sempre proporcionar uma experiência de fé e acolhimento, o santuário conta com LANCHONETE, LOJA DE ARTIGOS RELIGIOSOS, SANITÁRIOS, CAPELA DE ADORAÇÃO e a CASA DO PEREGRINO.

Pacotes de hospedagem na Pousada O Pescador 

A Pousada O Pescador possui pacotes de hospedagem pra 2 ou mais pessoas. Consulte-nos para pacotes com translado para o santuário e pacotes para grupos. 

Light

Pacote Light 1 pernoite para 2 pessoas* incluso:

  • 1 Pernoite para 2 pessoas de sábado para domingo.
  • Quarto com ar condicionado, cama box, WI-FI
  • Entrada sábado, saída domingo
  • Pesca esportiva sábado e domingo
  • Café da manhã domingo
  • 2 almoço executivo* sábado e domingo
    (bebidas e lanches da tarde ou à noite à parte)
    Tudo por R$250,00

vip

Pacote Vip 2 pernoites para 2 pessoas* de sexta a domingo. incluso:

  • Quarto com ar condicionado, cama box, WI-FI
  • Entrada sexta feira e saída domingo.
  • Pesca esportiva sexta, sábado e domingo.
  • Café da manhã sábado e domingo.
  • 2 almoço executivo* sábado e domingo
    (bebidas e lanches da tarde ou à noite à parte)
    R$390,00

master

Pacote Master: 2 pernoites 2 pessoas* de sexta a domingo.

  • Quarto com ar condicionado, cama box, WI-FI
  • Entrada sexta e saída domingo à tarde
  • Pesca esportiva sexta, sábado e domingo.
  • Café da manhã sexta, sábado e domingo.
  • 2 almoço executivo* sábado e domingo
    2 jantas (Executivo*) sexta e sábado.
    (bebidas a parte)
    R$499,00

FALE CONOSCO

Faça sua solicitação de reserva:

Desenvolvido por JGS. Todos os direitos reservados para “Pousada O Pescador”.

× Chame nosso WhatsApp!